Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lazarus - Aplicação WinCE usando tabelas DBF

Há algum tempo eu escrevi um artigo aqui no blog chamado Lazarus - Criando uma aplicação para WinCE. Nesse artigo usei SQLite para WinCE. E a implementação tinha bastante código pois usava a unit sqlite3ds. Agora vou mostrar que é possível desenvolver usando tabelas Dbase, aquelas que tem a extensão DBF. Para isso vamos usar o componente TDbf da aba Data Access. A seguir os passos necessários:

1) Crie uma tabela Dbase.
2) Inicie uma nova aplicação e coloque um TDbf no DataModule. Na propriedade TableName localize a tabela que foi criada.
3) Nas propriedades FilePath e FilePathFull ele vai automaticamente definir o caminho do PC onde está a tabela. Depois vamos resolver isso.
4) Coloque um TDataSource no Data Module e faça a associação necessária com o TDbf.
5) Agora vamos ao form da interface e coloque os controles (da aba Data Controls) necessários para cada campo da tabela. Associe a propriedade DataSource de cada controle com o DataSource inserido no passo 4. Na propriedade DataField você pode digitar o nome do campo da tabela DBF ou, se a tabela estiver ativa, selecionar na caixa combinada. Lembre que neste form deve ser incluida a linha uses referente a unit do Data Module.
6) Coloque um TDBNavigator e ligue a propriedade DataSource adequadamente.
7) No evento OnShow do form digite o seguinte:

dbf1.FilePath := '';
dbf1.FilePathFull := '';
dbf1.Open;

Se você tiver mudado a propriedade Name do TDbf, substitua o dbf1 no código acima pelo nome que você escolheu.
Para compilar um projeto WinCE é necessário fazer algumas configurações em Project -> Project options. Na opção Paths abaixo de Compiler Options selecione wince em LCL Widget Type (various). Na opção Code generation escolha WinCE em Target OS (-T) e arm em Target CPU family (-P). Pronto. O compilador irá gerar um executável que executa apenas no PDA. Dessa forma para compilar use sempre CTRL + F9. Nos testes eu usei o Lazarus 0.9.29. Se você utiliza a versão 0.9.28 o caminho para essas configurações está em Project -> Compiler options.
Copie o executável e a tabela para o PDA e execute. Pronto, simples assim. Fiz testes com sucesso em um PDA com WM 5 e no emulador WM 6.
 
Creative Commons License
This work by Carlos Alberto P. Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.