Pular para o conteúdo principal

Curso de Introdução ao Free Pascal/Lazarus - Gratuito

Desenvolver aplicações usando um IDE como o Lazarus, pressupõe conhecimento da linguagem de programação subjacente. Pois a criação de um programa sempre irá precisar que se escreva algum código, principalmente para os eventos. No caso do Lazarus estamos falando do Free Pascal. Este é um curso introdutório ao Free Pascal oferecido na modalidade à distância e está organizado em oito módulos:

1. Princípios básicos, tipos, variáveis, constantes e comando de atribuição
2. Comandos condicionais (if)
3. Comandos de repetição (while, repeat e for)
4. Tipos definidos pelo usuário (subrange, set, enumerados, arrays, registros)
5. Ponteiros
6. Procedimentos e funções
7. Manipulação de strings
8. Classes e objetos

O curso será ministrado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. É uma ferramenta voltada para ensino à distância com todos os recursos de um ambiente dessa natureza: chat, fórum, exercícios, questionários, etc.
Caso você tenha interesse em fazer o curso, faça sua pré-inscrição aqui. Assim que completarmos a turma enviaremos um e-mail a você informando a data de início do curso e seu login e senha de acesso ao ambiente de aprendizagem.
Pré-inscrições encerradas.

Atualizado em 03/07/2011.

Comentários

Anônimo disse…
Qual o valor do curso ?
Teremos certificados ao final?
Professor Carlos disse…
Este curso é gratuito. O certificado será emitido pelo Centro Universitário Luterano de Santarém.
Anônimo disse…
Eu uso apenas Ubuntu. Tem algum problema para fazer o curso??
Anônimo disse…
Nossa... Curso gratuito, com certificado essa eu nao perco.
Já estou estudando e o pessoal fica me tirando, por que eu uso Lazarus ao invez do "outro"...
vai ser bom aprender ainda mais.
obrigado pela oportunidade, vou la fazer minha pré inscrição.
valeu.
Professor Carlos disse…
Free Pascal é multiplataforma. Não há problema em usar o Ubuntu ou qualquer outra distro durante o curso.
Anônimo disse…
Caro Professor,
fiz minha inscrição e não recebi nenhum e-mail de confirmação. A confirmação virá depois ou as inscrições já se encerraram?
Parabéns pelo blog, ele é fantástico.
Att
Professor Carlos disse…
Oi Lucas

O curso irá iniciar em 11/07. Antes dessa data você receberá um e-mail com instruções para acessar o ambiente do curso.
Obrigado pelo comentário.
Professor Carlos disse…
Oi Lucas

O curso irá iniciar em 11/07. Antes dessa data você receberá um e-mail com instruções para acessar o ambiente do curso.
Obrigado pelo comentário.
Hélio disse…
O curso tem um dias e horários definidos para acesso? A velocidade da minha internet é muito baixa.
Professor Carlos disse…
Oi Hélio

Baixa velocidade de internet é um problema generalizado. De acordo com nosso planejamento pretendemos liberar um módulo a cada cinco dias, mas os módulos continuarão disponíveis para acesso por um período por volta de 30 dias após o encerramento.
Anônimo disse…
Professor Carlos,

Este curso terá a duração de quanto tempo aproximadamente? 40 a 60 dias ???

Atenciosamente,
Luís Otávio O. Santos
Professor Carlos disse…
Oi Luís

É isso mesmo.
Anônimo disse…
Professor Carlos, boa tarde.
Seria possível inscrever-me para o CURSO DE INTRODUÇÃO AO FREE PASCAL / LAZARUS? Soube que terá início no próximo dia 11.
Certo de sua atenção,
Milton Coutinho
Professor Carlos disse…
Milton

Boa tarde. Envie para mim um e-mail com seu nome completo e e-mail, por favor.
Pedro disse…
Boa noite, sou estudante de Eng.Mecatrônica e nosso TCC certamente usará o Lazarus.
Pré-inscrições estão encerradas, eu e meu amigo estamos interessados.
Além da pré inscrição terá outras etapas para pode me inscrever ?

Atenciosamente.
Pedro H.J
Professor Carlos disse…
Pedro

Boa noite. Envie para profcarlos@profcarlos.com um e-mail com nome completo e endereço de e-mail, por favor. Farei suas inscrições e vocês receberão uma mensagem com instruções.
André disse…
Também gostaria muita de assitir o Curso de Introdução ao Free Pascal/Lazarus - Gratuito oferecido no seu blog
Professor Carlos disse…
Por ora não tenho previsão de abrir nova turma.
Reginaldo disse…
Eu gostaria de ter essa oportunidade de fazer um curso de Lazarus, sou estudante de tecnologia da informação.O Professor vai abrir futuras inscriçoes?
Professor Carlos disse…
Não tenho previsão de abrir nova turma por enquanto
Null disse…
Olá Professor Carlos, eu tambem gostaria de ter esta oportunidade de fazer um curso de Lazarus, Qualquer novidade me informe..

Abraços!!
Professor Carlos disse…
Ok Natan, assim que houver novidades vc vai saber

Postagens mais visitadas deste blog

Lazarus - Acessando banco de dados com SQLdb - Parte I

Para fazer nossa primeira aplicação usando banco de dados no Lazarus vamos usar o SQLite e o conjunto de componentes nativo SQLdb. Inicialmente vamos apresentar passo como essa aplicação foi criada. Essa foi a maneira que eu fiz, e eu agradeço sugestões e questionamentos que pessoas que já passaram por essa experiência. Depois irei fazer algumas considerações sobre o uso do SQLdb. SQLite SQLite é uma biblioteca que implementa um motor de banco de dados SQL. É livre para qualquer finalidade, seja uso particular ou comercial. Lê e escreve em um único arquivo que pode ter além de tabelas, índices, gatilhos e visões. Executa em várias plataformas e é indicado para aplicações embarcadas. Maiores detalhes podem ser encontrados no site oficial. Para usá-lo, baixe-o do site e faça a instalação adequada para o seu sistema operacional. No Windows isso é muito simples, apenas copie sqlite3.dll para o system32 da pasta do sistema operacional. Existe uma ferramenta de linha de comando chamada

Tipos de dados no SQLite

Em SQLite, diferente de outros motores de banco de dados, o tipo de dado de um valor está associado com o valor propriamente dito, e não com o seu contêiner. É um sistema de tipo dinâmico. Um campo de uma tabela em SQLite pode receber qualquer tipo de dado. Assim, o SQLite simplesmente ignora o tipo informado no comando CREATE TABLE. Então, dizemos que no SQLite existem classes de armazenamento. E essas classes são: NULL - como em qualquer outro banco de dados. INTEGER - inteiro com sinal, armazenado em 1, 2, 3, 4, 6 ou 8 bytes dependendo da grandeza do valor. REAL - valor de ponto flutuante armazenado em 8 bytes. TEXT - uma string armazenada usando UTF-8, UTF-16BE ou UTF-16LE. BLOB - armazena um blob, como indica o nome. Uma coluna INTEGER PRIMARY é uma exceção. Só aceita números inteiros. Qualquer valor em um comando SQL tem uma classe de armazenamento implícita. Durante a execução do comando SQL, o SQLite pode converter valores entre classes numéricas (INTEGER e REAL)

Lazarus - Criando relatórios com FortesReport (Parte I)

Para a criação de relatórios, o Lazarus já trás o componente LazReport, no entanto ele precisa ser instalado no IDE. Para fazer a instalação do pacote, acesse o menu Package -> Open package file (.lpk) . Localize o diretório de instalação do Lazarus e na pasta components abra lazreport e depois source . Abra o pacote lazreport.lpk , clique em Compile e depois em Install . Como já sabemos isso irá recompilar o IDE. Depois de inicializado novamente estará disponível a aba LazReport . Leia aqui um tutorial básico sobre o LazReport. No entanto queremos mostrar uma alternativa ao LazReport . Por essa razão, vamos apresentar neste artigo o FortesReport . Para quem conhece o QuickReport, que fazia parte do Delphi, não terá dificuldade de desenvolver com esse componente. Baixe o pacote aqui e instale. Os procedimentos são semelhantes aos que mostramos acima. Você terá uma nova aba chamada Fortes Report . Conectando o banco de dados O primeiro passo para criar a aplicação é fazer