Pular para o conteúdo principal

Lazarus - Tratamento de Arquivos Texto

Em determinadas situações tratar arquivos textos é necessário. Arquivos nesse formato são usados com frequência para troca de dados entre sistemas. Mesmo com a força de XML, esse formato ainda tem seu espaço.
Em Lazarus existem componentes que possibilitam o tratamento desse tipo de fontes de dados. Na aba de componentes Data Access encontramos o TSdfDataSet e o TFixedFormatDataSet. A seguir vamos abordar cada um deles e mostrar exemplos.

TSdfDataSet

Este componente permite tratar um arquivo texto que usa um delimitador entre os campos, como um arquivo csv. O arquivo já deve existir para ser utilizado. Pode ser criado facilmente usando um editor comum. Crie um arquivo e digite uma linha com três campos separados por vírgula, por exemplo:

1,JOÃO DA SILVA,joao@meuemail.com.br

Chame o arquivo de cliente.txt. Ele terá três campos: ID, NOME e EMAIL.
Crie uma nova aplicação no Lazarus. Vamos fazer tudo no próprio form, mas mantenha o hábito de colocar seus componentes de banco de dados em um Data Module, como costumamos fazer nos artigos anteriores.
Localize a aba Data Access e coloque um TSdfDataSet. Altere a propriedade Name para tbContato e, em FileName informe o nome do arquivo criado acima com o caminho completo. Na propriedade Delimiter é possível especificar um delimitador, que por padrão é (,).
Da mesma aba selecione um TDataSource e coloque no form. Altere Name para dsContato e selecione tbContato na propriedade DataSet.
Coloque três TDBEdits no form e identifique-os apropriadamente com TLabels. Defina a propriedade DataSource de cada um deles com dsContato. Defina DataField como Field1, Field2 e Field3, respectivamente. Deve ocorrer um erro em cada atribuição mas não se preocupe com isso. Se preferir, pode mudar a propriedade Active de tbContato para True e os nomes dos campos - Field1, Field2 e Field3 - devem aparecer automaticamente. Se ocorrer um erro ou os nomes dos campos não aparecerem verifique se o nome do arquivo está corretamente definido. Agora coloque um TDBNavigator da aba Data Controls e defina a propriedade DataSource como dsContato.


Agora vamos escrever o código para abrir e fechar a tabela. Faça como antes já fizemos. No evento OnShow do form escreva:

tbContato.Open;

E no evento OnClose, escreva:

tbContato.Close;

Execute o programa. Ele deve funcionar normalmente. Permite inserir, excluir, alterar e navegar nos registros.

TFixedFormatDataSet

Este componente é usado para manipular arquivos de texto onde cada campo tem um tamanho fixo. Quando o valor do campo não preenche totalmente o tamanho dele, o restante é completado com espaços. Assim como no componente anteior, neste também é necessário criar o arquivo antes. Simplesmente vamos criar um novo arquivo texto vazio. Fica definido que o campo Id terá 5 caracteres, Nome e Email terão 30 caracteres, cada um. Diferente de TSdfDataSet, a programação de exige um pouco de código, como veremos mais a frente.
Crie uma nova aplicação no Lazarus. Coloque um TFixedFormatDataSet no form e defina a propriedade Name como tbContato e na propriedade FileName informe o nome do arquivo texto criado com o caminho completo.
Coloque também um TDataSource. Mude Name para dsContato e selecione tbContato em DataSet.
Bem, este componente precisa de algum código para funcionar. Ele só reconhece um campo - Line. Line representa uma linha do arquivo. Então coloque três TEdits e mude as propriedades Names para edId, edNome e edEmail, respectivamente. Coloque três TLabels para identificar esses campos. Coloque um TDBNavigator e defina a propriedade DataSource como dsContato.
Localize o evento AfterScroll de tbContato e escreva o seguinte código para ele:

edId.Text := copy(tbContato.FieldByName('Line').Value, 1, 5);
edNome.Text := copy(tbContato.FieldByName('Line').Value, 6, 30);
edEmail.Text := copy(tbContato.FieldByName('Line').Value, 36, 30);

Com isso, a cada vez que navegamos em um registro, este código extrai cada parte e a atribui ao TEdit correspondente. No evento BeforePost de tbContato escreva:

tbContato.FieldByName('Line').Value := Espacos(edId.Text,5) + Espacos(edNome.Text,30) + Espacos(edEmail.Text,30);

A função Espacos() preenche cada campo com espaços até completar o tamanho do campo:

function TfrmTexto.Espacos(s: string; t: integer): string;
var
  i: integer;
begin
  result := s;
  for i := length(s) + 1 to t do
     result := result + ' ';
end;

O cabeçalho dessa função deve ser declarado na seção type junto aos outros métodos da unit. Agora escreva o código para abrir a tabela em OnShow e para fechar em OnClose.
Pronto. Compile e execute o programa. Neste exemplo, a tabela não entra em modo de edição automaticamente quando alteramos algum campo nos TEdits. É necessário ativar o modo de edição pressionando o botão correspondente no TDBNavigator.

Comentários

Anônimo disse…
Este conteúdo utilizei como base para manipular arquivos, algo que eu ainda não conhecia. Valeu!
RAO Sistemas disse…
Boa Noite... estou usando bem seus exemplos para windows CE... consegui fazer rodar... a questão é: com o TfixedFormatDataSet como eu informo o caminho para funcionar no Win CE?
Agradeço.
Professor Carlos disse…
Faça a atribuição do caminho em tempo de execução usando ExtractFilePath, devido o caminho no WinCE ter um formato diferente do Windows
Postei no FB.
"Estou" criando um programa, no Kubuntu, para manipular o menu do GRUB.
O arquivo, como sabes, é um arquivo texto (GRUB.CFG), mas precisa ser acessado como administrador.
Existe uma maneira de fazê-lo no Lazarus?
Professor Carlos disse…
Não tenho muita experiência com Linux.
Executar sua aplicação como root não resolve?
Ou talvez executando um processo como root na sua aplicação usando TProcess

Postagens mais visitadas deste blog

Lazarus - Acessando banco de dados com SQLdb - Parte I

Para fazer nossa primeira aplicação usando banco de dados no Lazarus vamos usar o SQLite e o conjunto de componentes nativo SQLdb. Inicialmente vamos apresentar passo como essa aplicação foi criada. Essa foi a maneira que eu fiz, e eu agradeço sugestões e questionamentos que pessoas que já passaram por essa experiência. Depois irei fazer algumas considerações sobre o uso do SQLdb. SQLite SQLite é uma biblioteca que implementa um motor de banco de dados SQL. É livre para qualquer finalidade, seja uso particular ou comercial. Lê e escreve em um único arquivo que pode ter além de tabelas, índices, gatilhos e visões. Executa em várias plataformas e é indicado para aplicações embarcadas. Maiores detalhes podem ser encontrados no site oficial. Para usá-lo, baixe-o do site e faça a instalação adequada para o seu sistema operacional. No Windows isso é muito simples, apenas copie sqlite3.dll para o system32 da pasta do sistema operacional. Existe uma ferramenta de linha de comando chamada

Tipos de dados no SQLite

Em SQLite, diferente de outros motores de banco de dados, o tipo de dado de um valor está associado com o valor propriamente dito, e não com o seu contêiner. É um sistema de tipo dinâmico. Um campo de uma tabela em SQLite pode receber qualquer tipo de dado. Assim, o SQLite simplesmente ignora o tipo informado no comando CREATE TABLE. Então, dizemos que no SQLite existem classes de armazenamento. E essas classes são: NULL - como em qualquer outro banco de dados. INTEGER - inteiro com sinal, armazenado em 1, 2, 3, 4, 6 ou 8 bytes dependendo da grandeza do valor. REAL - valor de ponto flutuante armazenado em 8 bytes. TEXT - uma string armazenada usando UTF-8, UTF-16BE ou UTF-16LE. BLOB - armazena um blob, como indica o nome. Uma coluna INTEGER PRIMARY é uma exceção. Só aceita números inteiros. Qualquer valor em um comando SQL tem uma classe de armazenamento implícita. Durante a execução do comando SQL, o SQLite pode converter valores entre classes numéricas (INTEGER e REAL)

Lazarus - Criando relatórios com FortesReport (Parte I)

Para a criação de relatórios, o Lazarus já trás o componente LazReport, no entanto ele precisa ser instalado no IDE. Para fazer a instalação do pacote, acesse o menu Package -> Open package file (.lpk) . Localize o diretório de instalação do Lazarus e na pasta components abra lazreport e depois source . Abra o pacote lazreport.lpk , clique em Compile e depois em Install . Como já sabemos isso irá recompilar o IDE. Depois de inicializado novamente estará disponível a aba LazReport . Leia aqui um tutorial básico sobre o LazReport. No entanto queremos mostrar uma alternativa ao LazReport . Por essa razão, vamos apresentar neste artigo o FortesReport . Para quem conhece o QuickReport, que fazia parte do Delphi, não terá dificuldade de desenvolver com esse componente. Baixe o pacote aqui e instale. Os procedimentos são semelhantes aos que mostramos acima. Você terá uma nova aba chamada Fortes Report . Conectando o banco de dados O primeiro passo para criar a aplicação é fazer