Pular para o conteúdo principal

Lazarus - Origens

Estou iniciando com este post uma série sobre Lazarus, um IDE código aberto alternativo ao Delphi.

Um pouco de história

Não existe muito registro sobre isso, mas Megido foi um projeto iniciado em 1998 para ser um clone de código aberto do Delphi. Esse projeto iniciou a partir do código fonte do Sybil, que era um clone do Delphi para OS/2. Em 1999 o Megido morreu. As pessoas envolvidas perderam o interesse em criar algo baseado no Sybil.
Três pessoas, inicialmente envolvidas e em seguida frustradas com o Megido, Cliff Baeseman, Shane Miller and Michael A. Hess, iniciaram então o Lazarus em fevereiro de 1999. Sendo que desses três, apenas Michal A. Hess continua no projeto.
Além de Michael, os membros mais antigos do time são Marc Weustink e Mattias Gaertner. Ambos são os maiores contribuidores para o núcleo do que é o Lazarus hoje.
Felipe Monteiro de Carvalho, brasileiro, aluno de engenharia da USP, iniciou no projeto em 2005. Entre outras coisas ele atualmente escreve um livro sobre Lazarus.

O que é Lazarus?

Lazarus é um IDE de código aberto para Free Pascal que emula o Delphi. Free Pascal é um compilador projetado para ter sintaxe similar ao Object Pascal e roda em Linux, FreeBSD, Mac OS X, Win32, Win64, WinCE, OS/2 e outros. Lazarus então permite desenvolver programas da mesma forma que Delphi, em várias plataformas, atualmente em Linux, Mac OS X, Win32, Win64 e WinCE. Desde que você escreve seu código em uma plataforma, pode compilar em qualquer outra onde exista Lazarus disponível.
Lazarus ainda não está completo. Muita coisa precisa ser feita. É um projeto grandioso e precisa de ajuda da comunidade.

E a licença de uso?

Free Pascal é licenciado sob GPL. O que significa que é código aberto, livre. Se você modificar o código deve disponibilizar essas alterações para a comunidade.
FCL e LCL, bibliotecas de componentes do Lazarus, estão licenciadas sob LGPL. Assim, você pode escrever seu próprio código proprietário que usa essas bibliotecas, vender sua aplicação sem a necessidade de tornar disponível seu código. No entanto se você modificar a FCL ou a LCL, você tem obrigação de publicar suas modificações para a comunidade.

De onde veio o nome?

Lazarus é uma figura bíblica que foi ressuscitado por Cristo após a morte. O projeto é chamado Lazarus pois ele foi iniciado ou ressuscitado da morte do Megido.

Leia mais aqui.

Comentários

José Robério disse…
Fui adepto do Clipper e adotei naturalmente o Delphi.
Andei bastante afastado da programação.
Com a recente "descoberta" do Lazarus, voltei a interessar-me.
Por isso estou iniciando no seu blog à partir daqui.
Parabéns pela iniciativa!

Postagens mais visitadas deste blog

Lazarus - Acessando banco de dados com SQLdb - Parte I

Para fazer nossa primeira aplicação usando banco de dados no Lazarus vamos usar o SQLite e o conjunto de componentes nativo SQLdb. Inicialmente vamos apresentar passo como essa aplicação foi criada. Essa foi a maneira que eu fiz, e eu agradeço sugestões e questionamentos que pessoas que já passaram por essa experiência. Depois irei fazer algumas considerações sobre o uso do SQLdb. SQLite SQLite é uma biblioteca que implementa um motor de banco de dados SQL. É livre para qualquer finalidade, seja uso particular ou comercial. Lê e escreve em um único arquivo que pode ter além de tabelas, índices, gatilhos e visões. Executa em várias plataformas e é indicado para aplicações embarcadas. Maiores detalhes podem ser encontrados no site oficial. Para usá-lo, baixe-o do site e faça a instalação adequada para o seu sistema operacional. No Windows isso é muito simples, apenas copie sqlite3.dll para o system32 da pasta do sistema operacional. Existe uma ferramenta de linha de comando chamada

Tipos de dados no SQLite

Em SQLite, diferente de outros motores de banco de dados, o tipo de dado de um valor está associado com o valor propriamente dito, e não com o seu contêiner. É um sistema de tipo dinâmico. Um campo de uma tabela em SQLite pode receber qualquer tipo de dado. Assim, o SQLite simplesmente ignora o tipo informado no comando CREATE TABLE. Então, dizemos que no SQLite existem classes de armazenamento. E essas classes são: NULL - como em qualquer outro banco de dados. INTEGER - inteiro com sinal, armazenado em 1, 2, 3, 4, 6 ou 8 bytes dependendo da grandeza do valor. REAL - valor de ponto flutuante armazenado em 8 bytes. TEXT - uma string armazenada usando UTF-8, UTF-16BE ou UTF-16LE. BLOB - armazena um blob, como indica o nome. Uma coluna INTEGER PRIMARY é uma exceção. Só aceita números inteiros. Qualquer valor em um comando SQL tem uma classe de armazenamento implícita. Durante a execução do comando SQL, o SQLite pode converter valores entre classes numéricas (INTEGER e REAL)

Lazarus - Criando relatórios com FortesReport (Parte I)

Para a criação de relatórios, o Lazarus já trás o componente LazReport, no entanto ele precisa ser instalado no IDE. Para fazer a instalação do pacote, acesse o menu Package -> Open package file (.lpk) . Localize o diretório de instalação do Lazarus e na pasta components abra lazreport e depois source . Abra o pacote lazreport.lpk , clique em Compile e depois em Install . Como já sabemos isso irá recompilar o IDE. Depois de inicializado novamente estará disponível a aba LazReport . Leia aqui um tutorial básico sobre o LazReport. No entanto queremos mostrar uma alternativa ao LazReport . Por essa razão, vamos apresentar neste artigo o FortesReport . Para quem conhece o QuickReport, que fazia parte do Delphi, não terá dificuldade de desenvolver com esse componente. Baixe o pacote aqui e instale. Os procedimentos são semelhantes aos que mostramos acima. Você terá uma nova aba chamada Fortes Report . Conectando o banco de dados O primeiro passo para criar a aplicação é fazer