Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Lazarus - Origens

Estou iniciando com este post uma série sobre Lazarus, um IDE código aberto alternativo ao Delphi.

Um pouco de história

Não existe muito registro sobre isso, mas Megido foi um projeto iniciado em 1998 para ser um clone de código aberto do Delphi. Esse projeto iniciou a partir do código fonte do Sybil, que era um clone do Delphi para OS/2. Em 1999 o Megido morreu. As pessoas envolvidas perderam o interesse em criar algo baseado no Sybil.
Três pessoas, inicialmente envolvidas e em seguida frustradas com o Megido, Cliff Baeseman, Shane Miller and Michael A. Hess, iniciaram então o Lazarus em fevereiro de 1999. Sendo que desses três, apenas Michal A. Hess continua no projeto.
Além de Michael, os membros mais antigos do time são Marc Weustink e Mattias Gaertner. Ambos são os maiores contribuidores para o núcleo do que é o Lazarus hoje.
Felipe Monteiro de Carvalho, brasileiro, aluno de engenharia da USP, iniciou no projeto em 2005. Entre outras coisas ele atualmente escreve um livro sobre Lazarus.

O que é Lazarus?

Lazarus é um IDE de código aberto para Free Pascal que emula o Delphi. Free Pascal é um compilador projetado para ter sintaxe similar ao Object Pascal e roda em Linux, FreeBSD, Mac OS X, Win32, Win64, WinCE, OS/2 e outros. Lazarus então permite desenvolver programas da mesma forma que Delphi, em várias plataformas, atualmente em Linux, Mac OS X, Win32, Win64 e WinCE. Desde que você escreve seu código em uma plataforma, pode compilar em qualquer outra onde exista Lazarus disponível.
Lazarus ainda não está completo. Muita coisa precisa ser feita. É um projeto grandioso e precisa de ajuda da comunidade.

E a licença de uso?

Free Pascal é licenciado sob GPL. O que significa que é código aberto, livre. Se você modificar o código deve disponibilizar essas alterações para a comunidade.
FCL e LCL, bibliotecas de componentes do Lazarus, estão licenciadas sob LGPL. Assim, você pode escrever seu próprio código proprietário que usa essas bibliotecas, vender sua aplicação sem a necessidade de tornar disponível seu código. No entanto se você modificar a FCL ou a LCL, você tem obrigação de publicar suas modificações para a comunidade.

De onde veio o nome?

Lazarus é uma figura bíblica que foi ressuscitado por Cristo após a morte. O projeto é chamado Lazarus pois ele foi iniciado ou ressuscitado da morte do Megido.

Leia mais aqui.

Um comentário:

José Robério disse...

Fui adepto do Clipper e adotei naturalmente o Delphi.
Andei bastante afastado da programação.
Com a recente "descoberta" do Lazarus, voltei a interessar-me.
Por isso estou iniciando no seu blog à partir daqui.
Parabéns pela iniciativa!

 
Creative Commons License
This work by Carlos Alberto P. Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.