ChatGPT + Google Sheets: a combinação perfeita para controlar seus gastos automaticamente
Controlar seus gastos no dia a dia nem sempre é uma tarefa simples. Em posts anteriores nós aprendemos como integrar o Python ao Google Sheets, e até vimos como criar um bot Telegram que interage com uma planilha via mensagens e comandos. Nessas estratégias, o usuário quase não precisa manipular a planilha diretamente. Mas combinar ChatGPT com Google Sheets pode tornar tudo automático, rápido e bem mais intuitivo.
Neste post, você vai aprender passo a passo como montar um sistema de controle financeiro automático usando essas duas ferramentas. Essa integração se dá pela utilização de extensões do Google Sheets ou scripts, criados com Apps Script, que se conectam à API da OpenAI.
Apps Script é uma plataforma Javascript baseada em nuvem que permite a integração e automação de tarefas nos produtos do Google, e que requer escrever código. Já as extensões adicionam novas fórmulas ao conjunto existente do Google Sheets. Essas fórmulas, tais como =GPT(), por exemplo, possibilitam o envio de prompts a um modelo selecionado.
![]() |
| Fonte: https://br.freepik.com/ |
Benefícios de usar ChatGPT + Google Sheets
- O ChatGPT permite interpretar linguagem natural — ou seja, você pode “conversar” com sua planilha, pedir para ela classificar despesas por categoria (alimentação, transporte, lazer etc.), corrigir fórmulas ou gerar resumos e insights.
- O Google Sheets oferece flexibilidade, armazenamento na nuvem e liberdade para customizar colunas, categorias, relatórios mensais.
- Escolhendo a integração certa, você reduz drasticamente o trabalho manual de digitar cada transação financeira, categorizar e conferir totais.
Extensões que podem ser usadas
A fim de usar o ChatGPT integrado ao Google Sheets ou criar automações com ele, podemos citar algumas opções:
- GPT for Sheets and Docs possibilita selecionar dentre algumas IAs (ChatGPT, Claude, Gemini, entre outras). Funciona tanto no Sheets quando no Docs e é voltado para operações em grande volume de dados. Período de teste gratuito.
- ChatGPT para Google Slides, Sheets e Docs é baseado em OpenAI e Gemini. Uso gratuito com alguns recursos premium pagos.
- Easy GPT for Sheets: limitado apenas a GPT e gratuito. É necessário inserir o token da API OpenAI, ou seja, a extensão irá consumir seus créditos. Não é atualizada desde setembro de 2024. Mas pode ser uma opção para quem quer entrar nesse universo e experimentar o recurso. Depois pode escolher uma outra extensão ou até mesmo se aventurar no Apps Script.
Existem muitas outras alternativas, inclusive você pode usar o Gemini. Há um botão no canto superior direito quando você abre uma planilha denominado Teste o Gemini, que lhe dá acesso à ferramemta. Período de teste gratuito.
Exemplo prático: montando sua planilha
Aqui vai um passo a passo, considerando que você quer registrar suas despesas mensais, obter um relatório e eventualmente pedir à IA que faça algum diagnóstico e lhe dê insights sobre sua situação financeira.
1. Instale a extensão de sua preferência. Para este exemplo nós instalamos a Easy GPT for Sheets. Com Google Sheets aberto no navegador, clique no menu Extensões -> Complementos -> Instalar complementos. Na janela que será aberta, digite na caixa Pesquisar aplicativos: Easy GPT for Sheets. Diversas opções de aplicativos serão exibidas e você clica no primeiro card. A página da extensão será exibida e você clica em Instalar. Após a instalação, você clica de novo no menu Extensões e Easy GPT for Sheets será um dos itens do menu. Clique então na opção Configure e informe o seu token da API OpenAI. Role a tela até encontrar o botão Save Configuration e clique nele. Note que existe um botão para habilitar/desabilitar a extensão: Activate/Deactivate Add-on. Isso pode ser importante para não consumir seus créditos durante a criação da planilha.
2. Crie sua planilha, com colunas como: Data, Descrição, Valor, Categoria, Tipo. Vamos denominar essa planilha como Transações, por exemplo.
3. Crie fórmulas de IA para registrar a transação automaticamente. Vamos digitar uma transação na coluna Descrição (B2), por exemplo: "Paguei 50 reais no almoço". E vamos criar fórmulas de IA para extrair os dados, como Data, Valor, Categoria e Tipo. Na coluna Categoria (C2) digite:
=GPT("Você é um sistema de categorização de transações financeiras. Classifique a despesa descrita em: '" & $B2 & "' Classifique apenas como Alimentacao, Remedios, Lazer, Limpeza, Outros")
Assim, o ChatGPT irá extrair da nossa descrição uma categoria que se enquadre numa das opções fornecidas no prompt da fórmula. Você pode relacionar mais categorias, de acordo com sua necessidade. Em seguida copie essa fórmula para as demais células da coluna B.
Na coluna Data (A2) digite:
=GPT("Você é um sistema de interpretação e categorização de transações financeiras. Extraia a data da frase: '" & $B2 & "'. Se não houver nenhuma data, retorne exatamente este texto: '" & TEXTO(HOJE(); "dd/mm/yyyy") & "'. Não invente data e não altere o formato." )
Este prompt pede à IA que retorne a data, se houver na descrição. Ou retorne a data corrente, caso contrário.
Na coluna Valor (D2) digite:
=VALOR(GPT("Você é um sistema de interpretação e categorização de transações financeiras. Extraia da frase: '" & $B2 & "' o valor float. Use , como separador decimal"))
Finalmente, na coluna Tipo (E2) digite:
=GPT("Você é um sistema de interpretação e categorização de transações financeiras. Classifique a transação descrita em: '" & $B2 & "' Classifique apenas como Receita ou Despesa")
Estando essas fórmulas replicadas nas demais linhas e colunas, nós só precisamos digitar a descrição da transação na célula correspondente da coluna B. Você pode experimentar formatos variados de descrição para ver a IA em ação.
4. Crie a aba Dashboard. Use fórmulas do Google Sheets para totalizar gastos por categorias, gerar gráficos etc. Por exemplo: Na célula A2 desta aba digite a fórmula que totaliza gastos por categoria:
=QUERY('Transações'!C3:D24; "SELECT C, SUM(D) GROUP BY C LABEL SUM(D) 'Total por Categoria'"; 1)
Estamos considerando que a última linha da tabela Transações é a 24.
5. Use o ChatGPT para analisar seus gastos e gerar insights. Por exemplo, na aba Dashboard, escolha uma célula livre e digite:
=GPT("Aqui estão as transações do mês (colunas separadas por -, linhas por ponto e vírgula): '" & JOIN(";"; ARRAYFORMULA('Transações'!A2:A24 & "-" & 'Transações'!B2:B24 & "-" & 'Transações'!C2:C24 & "-" & 'Transações'!D2:D24 & "-" & 'Transações'!E2:E24)) & "'. Analise os 3 maiores gastos e recomende ajustes.")
Nesse prompt nós criamos uma string formada pelas linhas de Transações utilizando ARRAYFORMULA, que cria uma string com o valor de cada célula separado por um delimitador. No caso usamos - (hifen) visto que os valores numéricos usam vírgula como separador decimal. Esse resultado é passado para JOIN criar nova string juntando todas as linhas, agora separadas por ponto e vírgula. Esses dados nós enviamos no prompt, esclarecendo ao ChatGPT quais são os delimitadores, e pedimos ao modelo uma análise.
Incremente o Dashboard com outros resumos e gráficos. Adeque às suas necessidades.
Conclusão
Adotando essa estratégia de controle de suas finanças:
- Você ganha clareza real sobre seus gastos — por categoria, por mês, com visualizações e resumos automáticos.
- Reduz o esforço e minimiza a chance de erro na hora de classificar e organizar despesas.
- Com a automação, você cria um hábito financeiro mais consistente — essencial para quem luta para manter o controle no dia a dia.

Comentários