A primeira pergunta que alguém pode fazer é "Por que eu preciso criar componentes em tempo de execução?" Posso dar vários motivos e vou citar apenas dois. Primeiro: suponhamos que você permita que o usuário do seu sistema crie novos campos em um tabela. Para que ele possa usar esses novos campos são necessários novos componentes no form, correto? Segundo: eu quero criar um relatório genérico que possa imprimir dados de qualquer tabela. Apenas em tempo de execução eu irei saber quais e quantos componentes eu irei usar nesses casos. Então vamos à prática. Para nosso exemplo irei criar um botão da classe
TButton. Mas poderia ser qualquer componente que você precise criar.
Criando um TButton em tempo de execução
A primeira coisa a fazer é declarar uma variável para o botão, por exemplo:
Botao: TButton;
Pode ser necessário incluir a unit
StdCtrls. Em seguida escrevemos o código que cria o componente:
Botao := TButton.Create(nil);
O construtor
Create espera receber o dono do componente (
Owner) como parâmetro. Nesse caso informamos que o Botão não tem dono. Você pode ainda informar
Self ou
Application. Se for informado um desses dois últimos, o objeto criado será destruído juntamente com o seu dono. No nosso exemplo o objeto deve ser destruído explicitamente usando o método
Free.
Quando um objeto é criado, muitas propriedades recebem valores padrão. Dessa forma precisamos definir pouca coisa mais.
Botao.Parent := Form1;
Botao.Name := 'Botao';
Botao.Caption :='Ok';
A propriedade
Parent informa onde o componente será colocado. Ou seja
Parent indica o componente que contém o botão. Se tivermos um
TPanel chamado
Panel1 dentro do
Form1 e desejarmos inserir o botão nesse painel, só precisamos informar
Botao.Parent := Panel1. Podemos definir valores para as propriedades
Left e
Top do botão. Esses valores são sempre relativos ao
Parent. Ambas serão inicializadas com 0, caso não atribuirmos valores para elas.
Se desejarmos definir um método para um evento do componente, é necessário criar o método primeiro. Por exemplo, supondo que queremos programar o evento
OnClick do botão:
procedure TForm1.Clica(Sender: TObject);
begin
ShowMessage('Componente dinâmico');
end;
Assim, podemos referenciar o método durante a criação do componente com o comando:
Botao.OnClick := @Clica;
Para liberar a memória quando não precisarmos mais do componente usamos o seguinte comando, que pode ser colocado no evento
OnClose do form.
Botao.Free;
Um novo item de menu
Para incluir um novo item de menu, vamos supor que já exista um
TPopupMenu chamado
PopupMenu1. Declaramos um novo
TMenuItem:
ItemNovo: TMenuItem;
E o código para cirar o novo item:
ItemNovo := TMenuItem.Create(nil);
ItemNovo.Caption := 'Nova opção';
ItemNovo.Name := 'ItemNovo';
ItemNovo.OnClick := @Clica;
PopupMenu1.Items.Add(ItemNovo);
Agora, resta exceutar o programa e experimentar nossos componentes dinâmicos.
Atualizado em 16/05/2010.
Comentários
Quem bem souber usar técnicas assim já iniciará usando boas práticas de OO, pois com esta aí podemos desacoplar interfaces.
Valeu prof. Carlos :)
Ficamos viciados na facilidade da programação visual e acabamos por engessar nossas aplicações e nossos usuários. Esquecemos que o poder que a OO nos dá de dinamizar os sistemas, facilitando em muito a vida dos usuários.
Valeu
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