Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

Lazarus - Livro sobre Lazarus em Português

"Desenvolvendo Aplicativos com Lazarus" (agbook, 2011, 344 páginas), produzido pelo paraense Jean Patrick, reúne um conjunto de informações valiosas sobre o IDE Lazarus, que chegam em boa hora para suprir uma necessidade urgente daqueles que, ou pretendem adotar uma nova ferramenta de desenvolvimento ou gostariam de melhorar seu conhecimento sobre o IDE.
O livro está organizado em 14 capítulos e 5 apêndices. Sendo que os nove primeiros capítulos passam por vários tópicos, alguns bem superficialmente tal como as paletas de componentes, e dá mais destaque à configuração no IDE no Capítulo 6.
Para os que preferem ação, ela começa mesmo no Capítulo 10. Nesse capítulo são desenvolvidos três projetos, o que dá uma boa noção do poder de fogo do Lazarus. Os projetos usam componentes básicos e há farta utilização de eventos e código. Desta forma o leitor terá um bom suporte para o que vem pela frente, que é o desenvolvimento usando banco de dados.
Uma introdução a banco de dados é feita no Capítulo 11. No Capítulo 12 são usados os componentes nativos do Lazarus para conexão a bancos de dados - a paleta SQLdb. Aqui é criada uma aplicação para controle de cheques usando o banco de dados sqlite.
Um cadastro de produtos usando banco de dados Firebird é criado no Capítulo 13. Neste caso o livro apresenta o conjunto de componentes ZeosLib, ZeosLib é uma biblioteca de terceiros e considerada melhor que SQLdb para aplicações de maior porte.
A criação de relatórios é abordada no Capítulo 14, onde se destaca o conjunto LazReport, nativo do Lazarus. Documentação sobre LazReport é muito raro. Esse é capítulo que vai ajudar muito aos desenvolvedores.
Nos apêndices destacamos os recursos do IDE para tratamento de arquivos texto e algumas dicas para programar aplicações multiplataforma. Inclusive é criada uma pequena aplicação para demonstrar o uso dos componentes oferecidos pelo Lazarus para acessar arquivos texto.
É uma obra que precisa do incentivo da comunidade para crescer ainda mais. Costumo dizer que só com a divulgação de conteúdo de valor é que será possível a disseminação do uso deste poderoso IDE.
Os interessados em adquirir um exemplar acessem o site da agbook.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
This work by Carlos Alberto P. Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.