Agora que já conhecemos um pouco o ambiente Lazarus, já entendemos a estrutura de uma aplicação, já criamos um pequeno programa, estamos prontos para ir para a parte principal do ambiente de programação: o uso de componentes. Esta é a característica chave deste ambiente: programação visual usando componentes.
O sistema vem com uma série de componentes prontos para uso. Não serão descritos aqui todos os componentes em detalhes com suas propriedades, métodos e eventos. Mas será suficiente para que você possa explorar os demais objetos. Neste capítulo usaremos exemplos bastante simples para focar em apenas algumas características mais importantes.
Iniciaremos dando destaque a um grupo de componentes básicos, tais como botões, rótulos, caixas de listas, campos de edição e outros controles relacionados. A maioria dos componentes que são discutidos neste capítulo está presente na aba Standard da paleta de componentes.
Vamos então criar uma nova aplicação. Selecione o menu Arquivo e em seguida em Novo. Na janela clique em Aplicação que está sob o grupo Projeto. Será criado um novo projeto e um novo form.
Vamos então salvar nosso projeto para atribuir nomes aos arquivos. Clique em Salvar Tudo no menu Arquivo. Inicialmente é solicitado o nome da unit. Vamos salvá-la com o nome u_exemplo. Em seguida é pedido o nome do projeto. Digite Exemplo e confirme. Para definir um ícone para a aplicação selecione Opções de Projeto no menu Projeto. Na aba Aplicação clique em Carregar Icone. Escolha o ícone apropriado e confirme.
Nosso programa consistirá de um cadastro de dados pessoais: nome, idade, profissão, escolaridade, sexo e situação cadastral.
Propriedades de form
Vamos modificar as seguintes propriedades do form no Inspetor de Objetos.
Usando um Botão
O Lazarus disponibiliza alguns tipos de botão. Vamos selecionar o botão (TButton) da paleta Standard e posicioná-lo no form.
Como desejamos que o form seja fechado quando clicarmos no botão, isso representa uma ação a ser realizada pelo form. Portanto devemos usar um método que tenha esse comportamento, por isso escolhemos o método Close. Close é o método de form que causa o seu fechamento.
Compile e execute o programa. Agora o form pode ser fechado usando o botão padrão do Windows ou o botão que programamos.
Aceitando dados do usuário
Já vimos que o usuário pode interagir com uma aplicação usando o mouse, ou o teclado em vez do mouse para selecionar um botão pressionando a tecla correspondente à letra sublinhada no Caption.
Além desses casos, o Windows pode manipular entrada do teclado diretamente. O Lazarus oferece uma série de controles para construir campos de edição e editores de texto. Dentre esses vamos utilizar o componente campo de edição (TEdit) da paleta Standard. Este componente permite que o usuário digite apenas uma linha de texto. Mais adiante usaremos um componente que possibilita a entrada de mais de uma linha. Selecione então esse componente e insira-o no form.
Esse primeiro campo de edição que estamos inserindo será utilizado para entrada do nome da pessoa em nosso cadastro de dados pessoais.
Identificando controles
Rótulos são apenas texto, ou comentários, escritos em um form. Geralmente o usuário não interage com rótulos - pelo menos não diretamente. Não faz muito sentido clicar em um rótulo, embora no Lazarus isso seja tecnicamente possível.
Usamos rótulos para descrever outros componentes, tais como campos de edição e caixas de lista ou combo, pois eles não têm legenda. O Lazarus implementa rótulos como componentes gráficos, não ajanelados.
Vamos então inserir um rótulo no nosso form. Selecione o rótulo (TLabel) na paleta Standard e insira-o ao lado esquerdo do campo de edição conforme mostrado na figura seguinte.
Vamos alterar suas propriedades conforme o seguinte:
Tenha em mente que nos referimos apenas nas propriedades que são necessárias para a nossa aplicação. Certamente vamos necessitar usar outras em diferentes programas. Vamos continuar explorando os componentes no próximo post.
O sistema vem com uma série de componentes prontos para uso. Não serão descritos aqui todos os componentes em detalhes com suas propriedades, métodos e eventos. Mas será suficiente para que você possa explorar os demais objetos. Neste capítulo usaremos exemplos bastante simples para focar em apenas algumas características mais importantes.
Iniciaremos dando destaque a um grupo de componentes básicos, tais como botões, rótulos, caixas de listas, campos de edição e outros controles relacionados. A maioria dos componentes que são discutidos neste capítulo está presente na aba Standard da paleta de componentes.
Vamos então criar uma nova aplicação. Selecione o menu Arquivo e em seguida em Novo. Na janela clique em Aplicação que está sob o grupo Projeto. Será criado um novo projeto e um novo form.
Vamos então salvar nosso projeto para atribuir nomes aos arquivos. Clique em Salvar Tudo no menu Arquivo. Inicialmente é solicitado o nome da unit. Vamos salvá-la com o nome u_exemplo. Em seguida é pedido o nome do projeto. Digite Exemplo e confirme. Para definir um ícone para a aplicação selecione Opções de Projeto no menu Projeto. Na aba Aplicação clique em Carregar Icone. Escolha o ícone apropriado e confirme.
Nosso programa consistirá de um cadastro de dados pessoais: nome, idade, profissão, escolaridade, sexo e situação cadastral.
Propriedades de form
Vamos modificar as seguintes propriedades do form no Inspetor de Objetos.
- biMaximize em BorderIcons - coloque em False. Isso evita que o form seja maximizado.
- BorderStyle - defina como bsSingle. Para evitar o redimensionamento da janela.
- Caption - informe Exemplo.
- Height - defina como 480. Altura da janela.
- Name - defina como frmExemplo.
- Position - defina como poScreenCenter. Para centralizar a janela na tela do monitor.
- Witdh - defina como 640. Largura da janela.
Usando um Botão
O Lazarus disponibiliza alguns tipos de botão. Vamos selecionar o botão (TButton) da paleta Standard e posicioná-lo no form.
Vamos alterar as propriedades do botão:
- Caption - defina como &Fechar. É a legenda do botão. O & define um atalho para o caso de querer usar o teclado em vez do mouse. Neste caso se você pressionar F será o mesmo que clicar no botão.
- Name - defina como btnFechar. A propriedade Name em qualquer componente define o identificador desse componente.
Close;
Como desejamos que o form seja fechado quando clicarmos no botão, isso representa uma ação a ser realizada pelo form. Portanto devemos usar um método que tenha esse comportamento, por isso escolhemos o método Close. Close é o método de form que causa o seu fechamento.
Compile e execute o programa. Agora o form pode ser fechado usando o botão padrão do Windows ou o botão que programamos.
Aceitando dados do usuário
Já vimos que o usuário pode interagir com uma aplicação usando o mouse, ou o teclado em vez do mouse para selecionar um botão pressionando a tecla correspondente à letra sublinhada no Caption.
Além desses casos, o Windows pode manipular entrada do teclado diretamente. O Lazarus oferece uma série de controles para construir campos de edição e editores de texto. Dentre esses vamos utilizar o componente campo de edição (TEdit) da paleta Standard. Este componente permite que o usuário digite apenas uma linha de texto. Mais adiante usaremos um componente que possibilita a entrada de mais de uma linha. Selecione então esse componente e insira-o no form.
Esse primeiro campo de edição que estamos inserindo será utilizado para entrada do nome da pessoa em nosso cadastro de dados pessoais.
Da mesma forma que procedemos com o botão e o form iremos alterar as propriedades desse componente.
- Name - defina como edNome.
- Width - defina como 400.
- Text - apague o conteúdo dessa propriedade. Na verdade esta propriedade irá retornar o conteúdo do campo que for digitado pelo usuário do programa.
Identificando controles
Rótulos são apenas texto, ou comentários, escritos em um form. Geralmente o usuário não interage com rótulos - pelo menos não diretamente. Não faz muito sentido clicar em um rótulo, embora no Lazarus isso seja tecnicamente possível.
Usamos rótulos para descrever outros componentes, tais como campos de edição e caixas de lista ou combo, pois eles não têm legenda. O Lazarus implementa rótulos como componentes gráficos, não ajanelados.
Vamos então inserir um rótulo no nosso form. Selecione o rótulo (TLabel) na paleta Standard e insira-o ao lado esquerdo do campo de edição conforme mostrado na figura seguinte.
- Caption - &Nome.
- FocusControl - edNome. Define qual componente receberá o foco quando for selecionada a tecla de atalho definida no Caption.
- Name - lblNome.
Tenha em mente que nos referimos apenas nas propriedades que são necessárias para a nossa aplicação. Certamente vamos necessitar usar outras em diferentes programas. Vamos continuar explorando os componentes no próximo post.
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