Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Lazarus - Primeiros Passos

No post anterior falamos que Lazarus roda em várias plataformas. No entanto, optamos por utilizar o sistema operacional Windows. Sempre que possível indicaremos links para maiores informações sobre procedimentos em outros sistemas operacionais.

Obtendo e Instalando

Instalar o Lazarus utilizando os pacotes binários disponíveis em http://sourceforge.net/projects/lazarus/files/ é muito simples. Ai você pode encontrar versões para Win32 e Win64. Baixe sempre o último release e carregue o executável. A partir daí se segue uma instalação típica Windows. Serão instalados o compilador Free Pascal (FPC) e as bibliotecas necessárias. Se você tiver uma versão anterior instalada, tome a precaução de desinstalar antes. Você pode obter também os fontes com a versão mais recente no SVN. Para maiores informações acesse http://wiki.lazarus.freepascal.org/Getting_Lazarus/pt. Neste caso será necessário compilar para gerar o executável. No momento em que escrevia esse post o mais recente release disponível era 0.9.28.2. Por enquanto tudo o que precisaremos para iniciar nosso estudo está instalado. À medida que forem necessários outros componentes daremos detalhes de sua instalação.

Alô Mundo

Depois de instalado podemos executar o programa. Você deverá ficar com uma interface semelhante à figura abaixo.



Onde precisamos identificar alguns elementos básicos:
1 - Barra de Ferramentas - botões de atalho para opções mais comuns do menu.
2 - Paleta de Componentes - onde estão localizados os componentes nativos e de terceiros que são usados para criar visualmente ou não a aplicação
3 - Inspetor de Objetos - janela onde podem ser visualizadas/alteradas as propriedades e eventos do componentes.
4 - Form - onde são inseridos os componentes para construir a interface da aplicação.
5 - Editor de Código - local onde vamos inserir o código Free Pascal da aplicação.
Neste ponto podemos alterar o idioma da interface, se você preferir. Para isso selecione no menu a opção Environment -> Options. No formulário de Opções selecione Environment -> Desktop. Na caixa Language selecione Portuguese [pb] e pressione Ok. Feche o Lazarus e o inicie novamente.
Para iniciar um breve tour pelo ambiente vamos criar nossa primeira aplicação. Vamos criar uma versão do famoso "Alô Mundo", o primeiro programa que criamos quando estamos estudando uma nova linguagem. Para criar uma nova aplicação selecione no menu a opção Arquivo -> Novo. Em seguida marque Aplicação em Projeto e pressione Ok. Com isso teremos uma nova aplicação e um form pronto para receber novos objetos.
Por padrão o Lazarus gera um executável bastante grande (cerca de 12 Mbytes, no mínimo). Para resolver isso selecione no menu a opção Projeto -> Opções do Compilador. Clique na aba Vinculando e desmarque a opçãoMostrar número de linhas nos erros de Tempo de Execução ao rastreá-los (-gl). Pressione Ok. Isto deve ser feito sempre que uma nova aplicação é iniciada.
Posicionado no Inspetor de Objetos, localize a propriedade Caption e digite Alô Mundo e em Name digite frmAloMundo. Clique em Salvar Tudo. Crie um novo diretório, à unit dê o nome u_alomundo e ao projeto dê o nome AloMundo. Claro que esses nomes são todos sugestões.
Agora selecione um objeto TButton na paleta de componentes Standard. Posicione-o aproximadamente no centro do form, ou onde você preferir. Mude a propriedade Name do botão para btnAloMundo e a propriedade Caption para Alô Mundo. Agora dê um duplo clique no botão btnAloMundo. O editor de código será aberto no procedimento a ser executado quando o usuário pressionar nosso botão. Digite:

ShowMessage('Alô Mundo');

Pressione F9 para compilar e executar o programa. Depois de executar pressione o botão para visualizar a mensagem na tela.


Pronto ai está nosso primeiro programa feito em Lazarus. Simples assim.

8 comentários:

Mimmy disse...

Muito legal essa sua iniciativa!!! Estou aderindo!=D

Anônimo disse...

OLÁ PROFESSOR, GOSTEI MUITO DO TÓPICO, MAS...
COMO EU COLOCO UM ÍCONE NO FORM???
NÃO APARECE O ÍCONE QUANDO EU COMPILO...
ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO!

Professor Carlos disse...

Amigo

Pra colocar um ícone no form você vai na propriedade Icon do form e clica no botão pra selecionar um ícone de um diretório no disco. Ai você pressiona o botão Load pra abrir as pastas e depois só confirma com Ok. Observe que isso é diferente de colocar um ícone na aplicação. O ícone da aplicação não aparece no form.

Marco Teles disse...

Parabéns pela iniciativa. Estava procurando algo assim em português. Tenho certeza que seu trabalho é muito útil.
Que Deus o abençoe!

Professor Carlos disse...

Obrigado Marco. Um abraço.

Jefferson Damian disse...

Professor, legal o Lazarus mas ele tem um probleminha, pelo menos comigo, ele gera executáveis enormes.
Sabe se tem como resolver isso?
Obrigado.

jefferson.damian@gmail.com

JOELIA SILVA disse...

OLÁ PROFESSOR. DIGO AQUI O QUE MUITOS JÁ FALARAM... SEU CONTEÚDO FOI DE UMA EFICIÊNCIA. EU ESTOU COMEÇANDO NESSA ÁREA E TUDO É MUITO NOVO, E ESTAVA AQUI "MARTELANDO" EM MEUS PENSAMENTO COMO PODERIA DAR INICIO E COMO PODERIA TRABALHAR NISSO SOZINHA. FOI AI QUE ENCONTREI SEU BLOG.OBRIGADA...JOÉLIA SILVA.

Professor Carlos disse...

Opa Joélia

Obrigado pelo comentário. Espero que o conteúdo aqui seja bastante útil pra você. Atualmente não tenho tempo pra escrever novos artigos, mas estou sempre ligado em quem visita o blog.
Sucesso

 
Creative Commons License
This work by Carlos Alberto P. Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.