Penso que educação e competição estão intimamente ligadas. Vamos tomar como exemplo um esporte: o voleibol, conhecido popularmente no Brasil como vôlei. O esporte surgiu em 1895 na Associação Cristã de Moços nos EUA. À medida que mais pessoas iniciaram a sua prática, as competições foram surgindo, gerando rivalidade entre os times. Para superar seus adversários os times precisam se preparar. Estudam-se novas técnicas e táticas, estudam-se a forma de jogar dos adversários. Tudo com o objetivo de vencer. Com isso criou-se um círculo virtuoso, competição - educação - competição. Uma realimenta a outra, o esporte se desenvolve e as pessoas envolvidas evoluem na sua prática. Hoje se vê junto ao banco de reservas dos times, alguém acompanhando atentamente o jogo, munido de um notebook e registrando tudo que acontece. Esse material é objeto de estudo posterior, para correção das falhas e aprimoramento do que está dando certo. Com a programação não deve ser diferente. Se o currículo dos cursos não é suficientemente desafiador, então os alunos devem ser encorajados a participar de competições. A competição, que gera rivalidade entre os times participantes, deve ser usada como motivação para o aprimoramento do aprendizado nas linguagens de programação e dos algoritmos. Duas competições são realizadas anualmente. A Olimpíada Internacional de Informática, destinadas a estudantes do ensino médio, e o ICPC (International Collegiate Programming Contest), organizado pela ACM (Association for Computer Machinery) e voltado para estudantes de cursos superiores. No curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Luterano de Santarém, temos realizado competições internas desde 2005, e com a participação de alunos de outras instituições desde 2008. Percebe-se claramente nos nossos alunos a vontade de se preparar para vencer os desafios. Não importa o que possam pensar os teóricos da educação, estou plenamente convencido da influência positiva das competições sobre a educação.
Para fazer nossa primeira aplicação usando banco de dados no Lazarus vamos usar o SQLite e o conjunto de componentes nativo SQLdb. Inicialmente vamos apresentar passo como essa aplicação foi criada. Essa foi a maneira que eu fiz, e eu agradeço sugestões e questionamentos que pessoas que já passaram por essa experiência. Depois irei fazer algumas considerações sobre o uso do SQLdb. SQLite SQLite é uma biblioteca que implementa um motor de banco de dados SQL. É livre para qualquer finalidade, seja uso particular ou comercial. Lê e escreve em um único arquivo que pode ter além de tabelas, índices, gatilhos e visões. Executa em várias plataformas e é indicado para aplicações embarcadas. Maiores detalhes podem ser encontrados no site oficial. Para usá-lo, baixe-o do site e faça a instalação adequada para o seu sistema operacional. No Windows isso é muito simples, apenas copie sqlite3.dll para o system32 da pasta do sistema operacional. Existe uma ferramenta de linha de comando chamada
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