Conhecimento especializado ou amplo?

Este texto foi inspirado em uma frase de um acadêmico: "Tirar do curso algumas disciplinas abobrinhas e substituir por...".
É certo que todos frequentam a escola para obter uma formação profissional. À medida que se vai avançando nos estudos, ocorre também um afunilamento no conhecimento, uma especialização. Durante o ensino fundamental e médio, o estudo é mais genérico. Estudam-se português, matemática, história, geografia, etc. Na graduação estudam-se disciplinas específicas do curso escolhido e mais algumas consideradas fundamentais (as "abobrinhas") para o complemento do aprendizado. E vou tentar justificar meu argumento do "porque" das disciplinas "abobrinhas". Para nosso sucesso profissional, é fato a importância de estabelecermos uma rede de relacionamentos, que os especialistas gostam de chamar de "network". Eu creio que até é possível estabelecer uma boa carreira relacionando-se apenas com pessoas que sabem tudo de computação, mas vou supor o seguinte cenário: Você é convidado para uma festa de casamento, por exemplo. Nesta festa você é apresentado a um médico, a um engenheiro civil e a um historiador. Se você se preocupou apenas em estudar computação, relegando a último plano as disciplinas complementares, como você conseguirá estabelecer um diálogo com essas pessoas? Penso que você deve ter um conhecimento mínimo acerca de determinados assuntos para que possa se relacionar. Todo conhecimento é importante. Você será muito melhor aceito em um grupo se conseguir dialogar de forma heterogênea. Será considerado um "bom papo". Acredite, isso abrirá muitas portas. Se você só consegue falar sobre computadores, chats, blogs, etc. é bem provável que seja chamado de "chato". Pense nisso, invista mais tempo no seu futuro aprendendo algumas "abobrinhas".

Nenhum comentário:

Django - Composição de queries brutas (raw queries)

Django Rest Framework (DRF) é uma poderosa ferramenta para criar Web APIs. Ele requer o uso de Python e do framework Django. Mesmo o Django...