Pular para o conteúdo principal

Minha paixão pela computação - II

Depois de terminada "Introdução à Computação", bastante motivado, matriculei-me em "Estruturas da Informação". O conteúdo dessa disciplina é o mesmo de Estruturas de Dados I: listas, filas, pilhas, etc. Foi um desastre. Não consegui acompanhar e abandonei na metade do semestre. Minha única reprovação na graduação. Inesquecível e frustrante. Alguns semestres depois, chegou na universidade um novo brinquedinho, o DECSystem/10 da Digital. O DEC-10, como era comumente chamado, tinha 256k palavras de 36 bits de memória e também era chamado PDP-10. Leia mais sobre ele em http://en.wikipedia.org/wiki/PDP-10. Que avanço! Terminais de vídeo nos setores administrativos, na pesquisa, no Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), em suma: uma maravilha. O curso de Tecnologia em Processamento de Dados ofereceu então um curso de extensão de férias sobre a nova versão do FORTRAN que rodava no DEC-10. O DEC10 rodava FORTRAN IV e V, COBOL, LISP, PROLOG, ALGOL, entre outras linguagens ilustres desconhecidas. A parte prática do curso ainda acontecia da mesma forma que se procedia no IBM 1130. Ainda era necessário produzir cartões perfurados para o código, mas, pasmem, o resultado do programa saía em duas horas. O curso de extensão me abriu a mente para a programção e eu pude, enfim, cursar com tranquilidade "Estruturas da Informação" e "Técnicas de Programação", as outras das três únicas disciplinas ligadas à computação do curso de Engenharia Elétrica. Eu ainda não sabia, mas já eu já havia contraído o vírus que iria se manifestar anos mais tarde.
No DEE, nesse período, estava sendo construído, como produto de trabalhos de conclusão de curso (TCC), um microcomputador baseado no microprocessador 8080 da Intel. O 8080 era um processador de 8 bits, precursor do 8088, que originou o IBM-PC, ancestral dos atuais Core 2 Duo, Dual Core, etc. Esse microcomputador já estava funcionando, sendo operado através de um painel de chaves. Veja uma imagem desse painel aqui. Podia apenas ser programado em binário. Cada instrução assembly deveria ser convertida para binário e introduzida na memória através das chaves. Cada chave ligada correspondia ao bit 1 e desligada ao bit 0. O resultado do programa era mostrado através de um conjunto de LEDs (Diodo Emissor de Luz). Tudo muito simples e prático. Um bit errado e se começava tudo de novo. Coisa de paixão mesmo. Algo bem primitivo, mas um laboratório fantástico.
Veio então o meu maior desafio na graduação: construir um programa em assembly que permitisse a carga de programas através de um teclado e que o reultado fosse mostrado em um monitor de vídeo. As instruções do programa a ser carregado estariam em hexadecimal. Convenhamos, um pouco melhor que binário. Esse foi o meu TCC. O trabalho foi feito. Relendo-o agora eu penso que seu fosse o meu orientador eu não iria para a defesa. No entanto não tive a chance de testar o programa. O terminal de vídeo que deveria ser utilizado não chegou a tempo para a realização dos testes antes da defesa. Para alívio meu. Não sei até hoje se a coisa funcionou. Meu TCC foi todo produzido usando uma máquina de escrever manual e as figuras desenhadas à mão usando uma caneta preta e régua. Quanta mão de obra.
Enfim, em Dezembro de 1980 encerrei o curso de Engenharia Elétrica e voltei para Santarém. Mas essa parte eu começo a contar em um outro dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lazarus - Acessando banco de dados com SQLdb - Parte I

Para fazer nossa primeira aplicação usando banco de dados no Lazarus vamos usar o SQLite e o conjunto de componentes nativo SQLdb. Inicialmente vamos apresentar passo como essa aplicação foi criada. Essa foi a maneira que eu fiz, e eu agradeço sugestões e questionamentos que pessoas que já passaram por essa experiência. Depois irei fazer algumas considerações sobre o uso do SQLdb. SQLite SQLite é uma biblioteca que implementa um motor de banco de dados SQL. É livre para qualquer finalidade, seja uso particular ou comercial. Lê e escreve em um único arquivo que pode ter além de tabelas, índices, gatilhos e visões. Executa em várias plataformas e é indicado para aplicações embarcadas. Maiores detalhes podem ser encontrados no site oficial. Para usá-lo, baixe-o do site e faça a instalação adequada para o seu sistema operacional. No Windows isso é muito simples, apenas copie sqlite3.dll para o system32 da pasta do sistema operacional. Existe uma ferramenta de linha de comando chamada

Tipos de dados no SQLite

Em SQLite, diferente de outros motores de banco de dados, o tipo de dado de um valor está associado com o valor propriamente dito, e não com o seu contêiner. É um sistema de tipo dinâmico. Um campo de uma tabela em SQLite pode receber qualquer tipo de dado. Assim, o SQLite simplesmente ignora o tipo informado no comando CREATE TABLE. Então, dizemos que no SQLite existem classes de armazenamento. E essas classes são: NULL - como em qualquer outro banco de dados. INTEGER - inteiro com sinal, armazenado em 1, 2, 3, 4, 6 ou 8 bytes dependendo da grandeza do valor. REAL - valor de ponto flutuante armazenado em 8 bytes. TEXT - uma string armazenada usando UTF-8, UTF-16BE ou UTF-16LE. BLOB - armazena um blob, como indica o nome. Uma coluna INTEGER PRIMARY é uma exceção. Só aceita números inteiros. Qualquer valor em um comando SQL tem uma classe de armazenamento implícita. Durante a execução do comando SQL, o SQLite pode converter valores entre classes numéricas (INTEGER e REAL)

Lazarus - Criando relatórios com FortesReport (Parte I)

Para a criação de relatórios, o Lazarus já trás o componente LazReport, no entanto ele precisa ser instalado no IDE. Para fazer a instalação do pacote, acesse o menu Package -> Open package file (.lpk) . Localize o diretório de instalação do Lazarus e na pasta components abra lazreport e depois source . Abra o pacote lazreport.lpk , clique em Compile e depois em Install . Como já sabemos isso irá recompilar o IDE. Depois de inicializado novamente estará disponível a aba LazReport . Leia aqui um tutorial básico sobre o LazReport. No entanto queremos mostrar uma alternativa ao LazReport . Por essa razão, vamos apresentar neste artigo o FortesReport . Para quem conhece o QuickReport, que fazia parte do Delphi, não terá dificuldade de desenvolver com esse componente. Baixe o pacote aqui e instale. Os procedimentos são semelhantes aos que mostramos acima. Você terá uma nova aba chamada Fortes Report . Conectando o banco de dados O primeiro passo para criar a aplicação é fazer