Engenharia de Software é uma disciplina que reúne metodologias, métodos e ferramentas a ser utilizados, desde a percepção do problema até o momento em que o sistema desenvolvido deixa de ser operacional, visando resolver problemas inerentes ao processo de desenvolvimento e ao produto de software (CARVALHO, 2001).
Engenharia de Software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter softwares econômicos que sejam confiáveis e que trabalhem eficientemente em máquinas reais (NAUR apud PRESSMAN, 2006).
Engenharia de Software é: (1) aplicação de uma abordagem sistêmica, disciplinada e quantificável para o desenvolvimento, operação e manutenção do software; isto é, a aplicação da engenharia ao software. (2) o estudo de abordagens como as citadas em 1 (IEEE, 1993).
5 Comentários
Seus modelos abstratos e precisos que permitem os engenheiros especificar, projetar, implementar e manter o sistema de software, avaliando e garantindo suas qualidades. Além disto a engenharia de software deve oferecer mecanismos para planejamento e gerenciamento de processo de desenvolvimento, para obter softwares econômicos e confiáveis.
Exemplo: Um sistema de Controle Bancário pederia-mos usar o diagrama de Classe da UML 2.0, onde teria uma visão melhor e mais detalhada já que o diagrama de Classe é o diagrama mais utilizado e o mais importante da UML, servindo de apoio para os demais diagramas.