Páginas

sábado, 2 de setembro de 2006

O que é Engenharia de Software?

Engenharia de Software é uma disciplina que reúne metodologias, métodos e ferramentas a ser utilizados, desde a percepção do problema até o momento em que o sistema desenvolvido deixa de ser operacional, visando resolver problemas inerentes ao processo de desenvolvimento e ao produto de software (CARVALHO, 2001).
Engenharia de Software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter softwares econômicos que sejam confiáveis e que trabalhem eficientemente em máquinas reais (NAUR apud PRESSMAN, 2006).
Engenharia de Software é: (1) aplicação de uma abordagem sistêmica, disciplinada e quantificável para o desenvolvimento, operação e manutenção do software; isto é, a aplicação da engenharia ao software. (2) o estudo de abordagens como as citadas em 1 (IEEE, 1993).

5 comentários:

Carlos Araújo disse...

O software tornou-se mais importante que o hardware. Existe software em qualquer dispositivo que se possa imaginar: forno de micro-ondas, televisor, telefone celular, etc. Em nosso dia-a-dia necessitamos utilizar programas e precisamos que esses programas atinjam seus objetivos, tenham uma boa performance, sejam seguros, baixo custo, etc. Essas características só podem ser contempladas se forem utilizadas técnicas de engenharia de software.

Brno Silva disse...

"O software passou a ser mais importante que o hardware" devido a revolução que a tecnologia vem passando desde o ultimos anos. O hardware(robôs,carros,aeronaves e máquinas em geral) atingiu um nível de complexidade tão elevado que, o seu correto funcionamento não pode mais ser baseado simplesmente em sistemas mecânicos. Logo devido a essa evolução sugiu a necessidade de a aperfeiçoar o software um passo a frente do hardware, uma vez que o software passou a ser o "cérebro" das atuais máquinas modernas.

Fabiano Aguiar disse...

A engenharia de Software surgiu em meados dos anos 70, para facilitar a vida dos desenvolvedores, no desenvolvimento de softwares complexos.
Seus modelos abstratos e precisos que permitem os engenheiros especificar, projetar, implementar e manter o sistema de software, avaliando e garantindo suas qualidades. Além disto a engenharia de software deve oferecer mecanismos para planejamento e gerenciamento de processo de desenvolvimento, para obter softwares econômicos e confiáveis.
Exemplo: Um sistema de Controle Bancário pederia-mos usar o diagrama de Classe da UML 2.0, onde teria uma visão melhor e mais detalhada já que o diagrama de Classe é o diagrama mais utilizado e o mais importante da UML, servindo de apoio para os demais diagramas.

Ellen Polyana disse...

A engenharia do software é essencial para desenvolvimento de sistemas, ela é a construção para desenvolver qualquer tipo de programa, que o cliente saiba usar e manipula-lo, obtendo os resultados esperados.

Hudson Sousa disse...

Engenharia de software permite também a reutilização dos códigos de outros sistemas, desenvolvendo assim um software mais leve e economico, pois é feito a reutilização dos códigos, mas de uma forma reduzida, deixando o sistema menos pesado e tão eficente quanto ao sistema de onde foi tirado os códigos, resumindo, a engenharia de software desenvolve sistemas leves e eficientes também.

 
Creative Commons License
This work by Carlos Alberto P. Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.