Páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lazarus - Relatório Mestre detalhe com LazReport

Neste post iremos mostrar como criar um relatório mestre detalhe usando o componente LazReport. No artigo Lazarus - Criando relatórios com FortesReport (Parte I) mostramos como instalar o LazReport. Para o exemplo que será criado aqui usaremos o banco de dados Firebird e o conjunto de componentes ZeosLib. Use o seguinte script para criar as tabelas.

O Data Module

Inicie uma aplicação no Lazarus e insira um Data Module. Selecione a aba Zeos Access e coloque um TZConnection no Data Module. Defina as propriedades da seguinte forma:

Database - informe o banco de dados Firebird que foi criado.
Name - dê um nome ao componente. Por exemplo: dbVendas.
Password - masterkey.
Protocol - firebird-2.0 ou a versão que está sendo usada.
User - sysdba.

Mude Connected para true, para verificar se a conexão está configurada corretamente.
Coloque um TZReadOnlyQuery e defina:

Connection - selecione o TZConnection.
Name - defina um nome para o componente. Por exemplo: queVenda.
SQL - select a.id_venda, a.data_venda, b.nome from venda a, cliente b where a.id_cliente = b.id_cliente.

Selecione a aba Data Access e coloque um TDataSource, onde DataSet deve estar associado à Query anterior. Defina Name como dsVenda.

Coloque um segundo TZReadOnlyQuery, defina Connection da mesma maneira e em Name digite queItem, por exemplo. Na propriedade SQL informe select a.id_produto, b.nome, a.quantidade, b.preco_venda, a.quantidade * b.preco_venda total from item a, produto b where a.id_produto = b.id_produto and id_venda = :id_venda.

Defina a propriedade DataSource desta Query com dsVenda. Isto, juntamente com o parâmetro :id_venda definem o relacionamento mestre detalhe entre as duas Queries. O parâmetro :id_venda é definido por queVenda através de dsVenda.

Coloque mais um TDataSource e defina a propriedade DataSet com a Query queItem. Defina Name como dsItem. Salve o Data Module e chame a unit de u_dmdados. Leia mais para conexão com Firebird em Lazarus - Conectando Firebird com SQLdb ou ZeosLib.

O relatório

No form onde será criado o relatório digite logo abaixo de Implementation a linha uses u_dmdados. Localize a aba LazReport e coloque um TfrDBDataSet e defina sua propriedade DataSource como dsVenda, e na propriedade Name digite frDBVenda. Coloque outro TfrDBDataSet e defina sua propriedade DataSource como dsItem, e na propriedade Name digite frDBVenda. Coloque um TfrReport e, na propriedade DataSet informe frDBVenda. Agora coloque um TfrDesigner. Dê um duplo clique no frReport. A seguinte tela deverá aparecer:


Este é o designer do LazReport. Insira uma banda e escolha o tipo Page Header. Coloque um objeto Text e informe o título do cabeçalho, por exemplo, Relação de Vendas. Escolha um tamanho de fonte e centralize o objeto adequadamente na banda.
Insira nova banda e escolha o tipo Master Data. Ele vai abrir uma janela solicitando a escolha de um DataSet. Escolha frDBVenda.


Insira objetos Text de forma que a banda fique como na figura acima. Em um objeto Text é possível digitar um texto, informar uma variável ou um campo de tabela. Do DataSet frDBVenda, informamos o ID, a DATA e o NOME do cliente. Os objetos restantes são todos textos.
Insira outra banda e escolha o tipo Detail Data. Escolha o DataSet frDBItem. Coloque cinco objetos Text e informe os campos ID_PRODUTO, NOME, QUANTIDADE, PRECO_VENDA e TOTAL. Para formatar PRECO_VENDA e TOTAL informe Text da seguinte forma:

[dmDados.zqItem."PRECO_VENDA" #N##,##0.00]


Insira nova banda e selecione o tipo Detail Footer. Coloque dois objetos Text. Em um deles informe Total da venda: No segundo digite:

[SUM([dmDados.zqItem."TOTAL"]) #N##,##0.00]

Esse campo somará o total da venda e o mostrará formatado. Salve o relatório. Dê a ele o nome venda.lrf, por exemplo. Feche e volte ao form. Coloque dois botões. Em um deles digite Editar no Caption. Dê um duplo clique nele e digite no editor de código:

frVenda.LoadFromFile('vendas.lrf');
frVenda.DesignReport;


Esse botão permitirá alterar o desenho do relatório. No segundo botão digite Preview no Caption. Dê um duplo clique e digite no editor de código:

frVenda.LoadFromFile('vendas.lrf');
frVenda.ShowReport;


Este é o botão que visualizará o relatório na tela, conforme mostra a figura a seguir:

 
Creative Commons License
This work by Carlos Alberto P. Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.