Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Lazarus - Conectando MSAccess com ODBC

Atualizei o Lazarus para a versão Lazarus-0.9.29-24055-fpc-2.4.1-20100317-win32. E foi usando esse snapshot que criei o exemplo usado neste post. Pode-se baixar o mais recente snapshot em http://www.hu.freepascal.org/lazarus/
Nem todas as fontes de dados estão contempladas pelo SQLdb ou pelo ZeosLib. Algumas vezes é necessário migrar ou mesmo atualizar fontes de dados como Paradox, Access e outros. Para essa nobre tarefa o Lazarus disponibiliza o componente TODBCConnection, encontrado na aba SQLdb. Ou seja, podemos acessar qualquer banco de dados (mesmo aqueles que não merecem essa denominação) através de ODBC, desde que tenhamos o driver específico. Devo observar que fiz esse exemplo no Windows.
Então o primeiro passo é criar uma fonte de dados ODBC e isso é feito no sistema operacional. Usei uma fonte MSAccess - o dbdemos.mdb que vem com o Delphi. Após isso vamos ao Lazarus.
No Data Module coloque um TODBCConnection. Mude a propriedade Name para dbAccess, por exemplo. Em DatabaseName digite o nome da fonte de dados criada no sistema anteriormente. Mude Connected para True para testar a conexão. Depois volte para False.
Coloque um TSQLTransaction, mude Name para trAccess e em Database selecione dbAccess. Feito isso coloque um TSQLQuery e mude Name para queEmployee, em Database selecione dbAccess. Na propriedade SQL informe SELECT * FROM EMPLOYEE e em Transaction selecione trAccess. Se você mudar a propriedade Active de queEmployee para True, ela deveria abrir sem erro. No meu caso não funcionou e, depois de muito apanhar, mudei a propriedade UsePrimaryKeyAsKey de queEmployee para False e deu certo. Não sei explicar porque. Na propriedade InsertSQL digite:

INSERT INTO EMPLOYEE VALUES (:EMPNO, :LASTNAME, :FIRSTNAME, :PHONEEXT, :HIREDATE, :SALARY);

Em UpdateSQL:

UPDATE EMPLOYEE SET LASTNAME = :LASTNAME, FIRSTNAME = :FIRSTNAME, PHONEEXT = :PHONEEXT, HIREDATE = :HIREDATE, SALARY = :SALARY WHERE EMPNO = :EMPNO;

E em DeleteSQL:

DELETE FROM EMPLOYEE WHERE EMPNO = :EMPNO;

Agora coloque um TDataSource da aba Data Access. Defina Name como dsEmployee e DataSet como tbEmployee.



Crie uma interface. Se tiver dúvida de como fazer isso, dê uma olhada nos posts Lazarus - Acessando banco de dados com SQLdb - Parte I e Parte II.
Lembre de abrir e fechar a conexão do TODBCConnection. Pode fazer isso nos eventos OnShow e OnClose de form, usando os métodos Open e Close. Abra e feche tbEmployee nos mesmos eventos. Para finalizar, no evento AfterPost de tbEmployee escreva o seguinte código:

tbEmployee.ApplyUpdates;

E ligue o evento AfterDelete a esse mesmo método. Clique aqui para fazer o download do exemplo. Qualquer dúvida ou sugestão comente.

7 comentários:

luis disse...

Tentei rodar o exemplo e estou tendo erro quando o evento post " An error occured while applying the updates in a record: Parameter 3 is of type Date Time,wich not supported yet".
Sabe cmo psso dar a volta á questão.


Obrigado

Professor Carlos disse...

Luis

Que versão do lazarus você está rodando?

luis disse...

Afinal se ignoramos a messagem de erro, roda na perfeição

Anônimo disse...

very coOl

Professor Carlos disse...

Thanks a lot.

Anônimo disse...

O Meu banco não salva as atualizações...
Toda inserção é descartada, mesmo usando a barra de navegação do Lazarus

Professor Carlos disse...

Você seguiu a recomendação do final do post? O ApplyUpdates é o comando que confirma a gravação dos dados na tabela

 
Creative Commons License
This work by Carlos Alberto P. Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.