Páginas

terça-feira, 10 de março de 2009

Herança de formulários no Delphi

Suponhamos que estamos criando uma aplicação onde existem vários formulários com características e comportamento semelhantes. Um formulário (form) é uma classe, portanto suas características e comportamento podem ser herdados por outros formulários. Só precisamos criar um formulário e depois criar os outros a partir deste usando herança. Crie então o formulário que será o pai incluindo todos os componentes e métodos necessários. Depois vamos criar um novo formulário filho. Selecione no menu, File | New | Other... e clique na aba que tem o nome do seu projeto. Nessa aba aparecem todos os formulários que foram criados anteriormente na sua aplicação. Selecione aquele do qual você deseja herdar e pressione o botão OK. Um novo formulário é criado com tudo que o formulário pai tem. Importante notar que todo código escrito na unidade (unit) do formulário pai não aparece na unidade do formulário filho e você não pode alterar ou excluir qualquer objeto que tenha sido herdado. Agora você pode inserir novos objetos e métodos no formuláio filho. Note também que todo método de evento que você inclui no formulário filho apresenta uma nova palavra reservada, inherited:

procedure TfrmFilho.btnSairClick(Sender: TObject);
begin
inherited;

end;

Se você observar o arquivo de definição do formulário verá que, também, essa palavra aparece em vez da declaração object:

inherited frmFilho: TfrmFilho
Left = 222
Top = 139
Caption = 'frmFilho'
PixelsPerInch = 96
TextHeight = 13

Para ver o arquivo de definição de formulário clique com o botão direito do mouse e selecione View as text.

terça-feira, 3 de março de 2009

Processo Ágil para Pequenos Sistemas

O Grupo de Trabalho Ágil é um grupo de pesquisa do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Luterano de Santarém. Esse grupo está trabalhando no desenvolvimento de um processo de desenvolvimento chamado batizado de P@PSI - Processo Ágil para Pequenos Sistemas. Esse processo tenta integrar o Scrum, um framework para gerência de projetos, práticas da Programação Extrema (XP) e fluxos do Processo Unificado. A idéia principal do projeto é disponibilizar um processo para ser utilizado nas disciplinas de Engenharia de Software e Desenvolvimento de Sistemas de Informação. Pois essa decisão tornará mais ágil o desenvolvimento no decorrer das disciplinas. Leia mais sobre o processo na primeira edição da revista técnico-científica do curso de Sistemas de Informação, Urissanê.
 
Creative Commons License
This work by Carlos Alberto P. Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.