Páginas

sábado, 8 de novembro de 2008

Zoho writer

Zoho writer é um editor de textos online. É um dos serviços oferecidos pelo sítio zoho.com, que tem quase todas as funcionalidades de um editor para desktop. Com esse serviço é possível editar um documento colaborativamente, ou seja, mais de uma pessoa pode fazer alterações no texto simultaneamente. As alterações feitas por um colaborador são visualizadas em tempo real pelos demais. O software bloqueia a parte do texto onde um dos colaboradores está editando evitando assim que outros colaboradores alterem naquela parte. Visualmente ele coloca essa parte em uma moldura, deixando em branco para quem está editando e colorindo de laranja para os outros. O restante do documento fica livre para ser modificado pelo restante dos colaboradores. Isso impede que haja conflito de alterações. Na opção histórico é possível reverter o documento para uma versão anterior e fazer comparações entre duas versões. Um recurso interessante é o que permite a edição de documentos offline. Para isso é necessário instalar o Google Gears, um plugin que possibilita navegar offline em um site compatível e depois fazer o sincronismo quando voltar a ficar online. O inconveniente dessa opção é que podem ocorrer conflitos de alterações (que não acontece quando todos os colaboradores estão online). Quando isso acontece os colaboradores devem fazer o merge manualmente. Para usar o serviço é necessário se cadastrar (gratuitamente), mas você pode acessar sem se cadastrar se já possuir uma conta Google.

domingo, 2 de novembro de 2008

Trabalho recusado

Recentemente submeti um trabalho a um evento e o mesmo foi rejeitado. Ninguém gosta de ter trabalho rejeitado, muito menos eu. Estou postando esse texto aqui para demonstrar minha insatisfação com a avaliação do único revisor que leu o trabalho. Penso que o resumo não deveria ter sido aceito mesmo, principalmente por uma provável falta de originalidade. Mas o comentário do revisor, aqui reproduzido em parte, demonstra seu desconhecimento do tema tratado: "O trabalho apresenta uma proposta de projeto para a avaliação de utilização de blogs num contexto de ensino-aprendizagem". Aproveito para divulgar um serviço web que considero muito bom para publicação de trabalhos pessoais, o http://issuu.com. Leiam o trabalho que submeti e tirem suas próprias conclusões, tanto do meu protesto quanto do serviço utilizado para apresentar o resumo.
 
Creative Commons License
This work by Carlos Alberto P. Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.