Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Redes sociais virtuais e educação

Uma rede social virtual (Orkut, hi5, Facebook, Myspace, etc) conecta pessoas através da tecnologia. Acredito que, devido sua natureza interativa, existência de mecanismos de manifestação de opinião e de espaço para discussão, a rede social virtual é uma ferramenta útil para o aprendizado, pois representa um micro mundo. E segundo Paulo Freire "ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo", ou seja, todos aprendem e ensinam simultaneamente mediatizados pelo ambiente em que vivem. Na rede social virtual é possível se articular os pensamentos que são parte da comunidade, mobilizar e socializar o conhecimento, principalmente se os professores intervirem no sentido de aprofundar os temas que são discutidos. Uma faca pode ser usada para passar manteiga no pão e colabora para o café da manhã ou, contrariamente, pode ser usada para ferir alguém. Estou aqui revendo meus conceitos e propondo uma discussão sobre o tema. Vamos refletir sobre isso ou vamos continuar cortando o pão com as mãos e passando manteiga com os dedos?
Criamos uma rede social para discutir esse tema e muitos outros relacionados. Se você tem interesse em participar mande um email para pedroso_araujo@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
This work by Carlos Alberto P. Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.