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quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Sobre Requisitos e Projeto

"A parte individual mais difícil da construção de um sistema de software é decidir o que construir. Nenhuma parte do trabalho danifica tanto o sistema resultante se for feita errado. Nenhuma outra parte é mais difícil de consertar depois" (Fred Brooks).
"É melhor saber algumas das questões a todas as respostas" (James Turber).
"O milagre mais comum da engenharia de software é a transição da análise para o projeto e do projeto para o código" (Richard Due).
"Você pode usar uma borracha na prancheta de desenho ou uma marreta no canteiro de obra" (Frank Lloyd Wright).
"Um erro comum que as pessoas cometem quando tentam projetar algo completamente seguro tem sido subestimar a engenhosidade dos inteiramente doidos" (Douglas Adams).

domingo, 3 de setembro de 2006

Engenharia de Software - Uma história de amor e ódio

Palestra de Christian Reis na Feira de Informática 3.0 de 2003 na UFSCar. Eis alguns pontos:
- A profissão moderna mais difícil;
- Exige conhecimento técnico detalhado em uma área em constante ebulição;
- O que eu espero de vocês é que tenham paixão pelos seus produtos, e com estes produtos, que ajudem a construir o Brasil;
- Se não tiverem paixão pelos seus produtos me avisem para eu nem pensar em ser um consumidor;
- Esqueçam suas aulas: desenvolver software (de qualquer maneira) é Engenharia de Software;
- Não se enganem: escrever código, rodar e testar é um processo de software;
- O que nos falta é uma visão de escala: para que tipos de tarefas são adequados que tipos de processo;
- Obviamente, a preocupação com processo de software é menor quando é um projeto de 3 horas;
- Processo de Software é um nome chique para descrever quando sentamos juntos e planejamos construir ou consertar algo:

  • Descobrir o que tem para ser feito.
  • Descobrir como será feito.
  • Fazer. Fazer. Fazer. Fazer.
  • Descobrir se faz mesmo o que era para fazer.
    (enxague, repita)

- Para aprender como construir software, precisamos de bons exemplos;
- Nenhum processo bem projetado é burocrático, inútil ou sem resultado. Mas o processo tem que se encaixar na sua equipe;
- Engenharia de Software é para ser divertido e interessante (e seu amigo na hora que dá tudo errado);
- Engenharia de Software ensina ter amor pela equipe, amor pelo usuário, amor pelo produto;
- Engenharia de Software é uma passo em direção à evolução da profissão;
- "Pessoas que dizem que algo não pode ser feito não devem interromper quem está fazendo" (Provérbio Chinês)

sábado, 2 de setembro de 2006

O que é Engenharia de Software?

Engenharia de Software é uma disciplina que reúne metodologias, métodos e ferramentas a ser utilizados, desde a percepção do problema até o momento em que o sistema desenvolvido deixa de ser operacional, visando resolver problemas inerentes ao processo de desenvolvimento e ao produto de software (CARVALHO, 2001).
Engenharia de Software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter softwares econômicos que sejam confiáveis e que trabalhem eficientemente em máquinas reais (NAUR apud PRESSMAN, 2006).
Engenharia de Software é: (1) aplicação de uma abordagem sistêmica, disciplinada e quantificável para o desenvolvimento, operação e manutenção do software; isto é, a aplicação da engenharia ao software. (2) o estudo de abordagens como as citadas em 1 (IEEE, 1993).
 
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