Páginas

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Sobre Requisitos e Projeto

"A parte individual mais difícil da construção de um sistema de software é decidir o que construir. Nenhuma parte do trabalho danifica tanto o sistema resultante se for feita errado. Nenhuma outra parte é mais difícil de consertar depois" (Fred Brooks).
"É melhor saber algumas das questões a todas as respostas" (James Turber).
"O milagre mais comum da engenharia de software é a transição da análise para o projeto e do projeto para o código" (Richard Due).
"Você pode usar uma borracha na prancheta de desenho ou uma marreta no canteiro de obra" (Frank Lloyd Wright).
"Um erro comum que as pessoas cometem quando tentam projetar algo completamente seguro tem sido subestimar a engenhosidade dos inteiramente doidos" (Douglas Adams).

2 comentários:

Bruno Silva disse...

Um software, quando é adequadamente projetado, evita futuros transtornos, tanto para o usuário quanto para a equipe que o desenvolveu. Durante a sua construção, As idéias sugeridas pelos menbros da equipe devem ser analisadas e consideradas por todos, pois, muitas vezes um bom software deixa apresentar um resultado final melhor do que o esperado devido a falta de uma base mais consistente de idéias e ou métodos.

Malesson Pena disse...

Segundo Roger S. Pressman um projeto para ser bem desenvolvido e necessário que siga alguns passos:
O primeira é a comunicação (fase em que ocorre a analise de requisitos), que nada mais é que a interação entre o desenvolvedor(engenheiro de software) e o cliente, o objetivo é saber o que o cliente realmente espera que o programa faça;
O segundo passo é o planejamento onde serão feitos os cronogramas, as tarefas a serem conduzidas, a analise dos riscos, os produtos de trabalho(equipamentos e etc) e os profissionais envolvidos;
O terceiro passo é a modelagem, compreende duas ações analise e projeto, na analise são criados modelos do projeto que irão ajudar o desenvolvedor a mostrar para o cliente como o programa ficará, o objetivo é saber se os requisitos analisados estão de acordo ou se o cliente gostaria de fazer alguma modificação, no projeto o desenvolvedor irá definir como o software deverá dispor suas funcionalidades, ou seja, qual arquitetura, interface e etc, irá utilizar;
O quarto é a construção, que junta duas ações a implementação e os testes, na implementação serão gerados os códigos no programa e finalmente o sistema é transformado em código executável, a etapa dos testes é dividida em duas partes alpha (no ambiente do desenvolvedor) e beta (no ambiente do usuário);
O quinto é a implantação, ou seja, é a fase final onde o programa é entregue ao cliente que irá avaliar e fazer um feedback com base na avaliação.
Na minha opinião a analise de requisitos é o passo mais importante na criação do projeto de software, pois é através dela que o engenheiro irá definir o que um software faz, para tanto é necessário que haja uma boa comunicação entre o engenheiro e o cliente.

 
Creative Commons License
This work by Carlos Alberto P. Araújo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.